quinta-feira, 17 de agosto de 2017

VISÃO DO PRESENTE.

1. A gestão de projetos

         A gestão de projetos, otimiza e direciona a utilização dos recursos  possibilitando assim o aumento da produtividade e a realização de maior quantidade de trabalho em menos tempo e com menos pessoas. A gestão de projetos elimina perda de tempo e de recursos, levando ao alcance dos objetivos com menos tempo e, com a utilização de recursos específicos, tem-se a economia na mão de obra e aumento da produtividade.
             Oliveira Filho (2014, p. 44) define que:“A Gestão do Escopo do Projeto descreve os processos necessários para assegurar que o projeto contemple todo o trabalho requerido, e nada mais que o trabalho requerido, para contemplar o projeto com sucesso. A preocupação fundamental nesta gestão compreende definir e controlar o que está ou não, incluído no projeto.”
          A questão não é se “a gestão por projetos possibilitará maior controle das mudanças de escopo”, mas sim se a gestão por projetos necessariamente precisa ter total controle do escopo ou poderá fracassar nos seus objetivos. O escopo é a soma de todos os produtos do projeto; é aquilo que se pretende atingir. No planejamento de um projeto, tem-se o planejamento do escopo e a definição do escopo, facilitando o gerenciamento e controle das mudanças de escopo e os custos que podem acarretar. As mudanças no escopo podem ocorrer em qualquer fase da execução do projeto, umas podem ser desejáveis, necessárias e, até, exigidas; outras podem inviabilizar o projeto. Para se ter um controle sobre essas mudanças é necessário que o gestor desenvolva pontos de desenvolvimento do projeto para poder intervir a tempo. A gestão de projetos tem seu foco na entrega de soluções, sejam elas na solução de problemas, em novas oportunidades ou em necessidades que surgem no dia-a-dia.
2. Gestão de Processos
          A gestão de processos permite trabalhar em uma situação específica, bem definida e planejada, com pessoas especializadas e com foco nos objetivos, as decisões tendem a ser melhoradas. Devemos considerar também as experiências com projetos passados e a troca de conhecimento entre os envolvidos como componente de auxílio na tomada de decisões, além da sistematização dos processos.

2organização mais eficiente e efetiva
           As organizações passam por desafios constantes onde é necessário ter um objetivo claro e estar preparado para as mudanças externas. Hoje, sabemos que pouco importa o tamanho da empresa ou o ramo de atividade que ela ocupa para que se beneficie da gestão de projetos. O tamanho da organização é irrelevante, todas as empresas necessitam do gerenciamento de projetos para o seu sucesso. Até mesmo as atividades menores e mais rotineiras podem ser otimizadas quando são reunidos esforços e recursos para descobrir o melhor caminho para sua execução. “Em seu papel dentro da organização, existe uma série de princípios entendidos como regras fundamentais que os gerentes de projetos devem seguir: liderança e motivação, autoridade, conhecimentos técnicos, habilidade de comunicaçãoresolução de conflitos e trabalho em equipe.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRISE SEM FIM

OS POLÍTICOS E A JUSTIÇA   O desemprego atingiu números assustadores e a inflação alta ameaçava dar as caras novamente. A então pre...